top of page

Como elaborar uma Política de Uso e Gestão de IA

Uma boa e correta Política de Inteligência Artificial necessita de aspectos pontuais para que funcione ofereça os melhores benefícios.

Além de abranger aspectos como âmbito, declaração da política, benefícios e riscos, é necessário considerações éticas.
Nesse ponto, a responsabilidade é fundamental, mantendo a privacidade dos dados usados e abordando o uso indevido de forma responsável. A adesão estrita a política é essencial para mitigar os riscos o máximo possível.

Além disso, um registro das atividades que utilizam IA deve ser implementado, além das medidas de segurança para mitigar riscos que devem ser implementados de acordo com a PSI da organização.

Uma política de uso de IA é essencial para garantir a ética, a segurança e a transparência na aplicação dessa tecnologia. Ela estabelece diretrizes claras para o uso responsável, prevenindo abusos e protegendo a privacidade dos indivíduos. Além disso, assegura a conformidade com regulamentações legais e define responsabilidades, promovendo a confiança e a confiabilidade nos sistemas de IA. Essas medidas são fundamentais para maximizar os benefícios da IA enquanto minimizam os riscos associados.

Fernanda Sabatine
Especialista em Privacidade de Dados Pessoais e Segurança da Informação

bottom of page